Não há como negar que vender online não é uma tarefa simples. O cenário do e-commerce é supercompetitivo e está crescendo rapidamente. Felizmente, você pode crescer junto com ele.
À medida que os consumidores migram das lojas físicas para as online, a concorrência só tende a aumentar. E as recompensas para quem se mantém à frente da curva vão ser cada vez maiores.
Em 2021, o número estimado de compradores digitais no mundo foi superior a 2 bilhões. Com uma população global estimada em quase 7,9 bilhões, isso representa mais de 25% da população mundial.
As compras online cresceram imensamente, com apenas 1,3 bilhões de compradores globais em 2014.
Até 2024, espera-se que as vendas de e-commerce representem quase 22% das vendas no varejo em todo o mundo.
Para ter sucesso online, você precisa ser cada vez mais criativo e estar totalmente atento ao que seus concorrentes estão fazendo. Você sempre quer ser a escolha óbvia para os consumidores.
Felizmente, com a personalização de temas Shopify, sua loja pode realmente se destacar e não é difícil de fazer.
Se você configurou sua loja no Shopify antes do lançamento do Online Store 2.0 e não fez alterações, você terá o tema padrão original, o Debut, já carregado.
Ele foi projetado para ser completo, mas simples, para que você comece rapidamente.
Se sua loja é mais recente, você pode estar começando com o novo tema padrão do Shopify, chamado Dawn. A maior diferença entre esses temas é a funcionalidade do Online Store 2.0 do Dawn, que permite o uso de seções do Shopify em todas as páginas.
Ambos são temas simples e eficazes, prontos para usar.
Tudo o que você precisa fazer é carregar seus produtos, personalizar as informações administrativas da sua loja, ajustar o conteúdo e você estará pronto para lançar.
Embora você possa fazer pequenas personalizações com o tema padrão do Shopify, haverá limitações se quiser tornar sua loja mais única. Especialmente porque a maioria das lojas Shopify usa o Debut ou o Dawn.
Uma forma de diferenciar sua loja é encontrar novos temas exclusivos. Alguns temas se encaixam melhor na sua marca desde o início.
Encontrar novos temas para adicionar à sua loja no Shopify é bem simples. No entanto, há muitos temas para escolher.
Se você realmente gosta do visual de certas lojas do Shopify, pode descobrir facilmente qual tema elas estão usando e adquiri-lo para si.
Ou você pode encontrar os melhores temas de todos os marketplaces conferindo nossa seleção dos melhores temas do Shopify, convenientemente categorizados por setor.
É importante encontrar um tema atraente, funcional e amigável para dispositivos móveis, para facilitar seu trabalho e aumentar as conversões.
Você pode fazer sua própria pesquisa por temas do Shopify em alguns lugares.
O primeiro lugar onde você pode procurar é na Shopify Theme Store. Além disso, há muitos marketplaces de terceiros com uma variedade de temas pagos.
A Shopify Theme Store é uma coleção de temas premium e gratuitos, verificados pela equipe do Shopify para garantir o funcionamento adequado e a compatibilidade.
Embora a personalização seja relativamente simples com o Shopify, a personalização de temas se torna muito mais fácil quando você começa com um tema que se aproxima mais da visão original para o seu negócio.
Para acessar a Theme Store a partir do seu painel do Shopify, basta ir em Loja Online > Temas e clicar em “Visitar a Shopify Theme Store” para ver todos os temas ou “Explorar temas gratuitos” para os temas sem custo.
A página inicial da Theme Store apresenta algumas categorias de temas, dependendo da situação da sua loja.
Por exemplo, temas para lojas que vendem internacionalmente, lojas que também vendem pessoalmente ou para setores específicos.
Você também pode clicar em Todos os temas no topo e filtrar os temas por várias categorias, como:
Escolher um tema premium pré-construído pode tornar a personalização do tema Shopify especialmente rápida para lojas que não precisam de uma experiência personalizada de loja.
Os temas pré-construídos também podem ajudar a aproximar as marcas do que elas gostam antes de fazer as personalizações finais por conta própria ou com a ajuda de um construtor de páginas.
Não se preocupe se você não encontrar um tema que chame sua atenção na Shopify Theme Store. Vários outros marketplaces oferecem temas criados especificamente para lojas Shopify.
Sites como o ThemeForest vendem temas Shopify criados por desenvolvedores terceirizados.
Nos marketplaces como esses, os temas geralmente são avaliados por outros usuários, para que você possa filtrar por popularidade e avaliação. Ou pelos temas que mais vendem.
Assim como os temas disponíveis no Shopify, qualquer tema pode ser facilmente personalizado depois de ser carregado na sua loja.
Finalmente, se você for muito habilidoso com o desenvolvimento do Shopify, sempre pode criar um tema do Shopify do zero ou trabalhar com um desenvolvedor para criar um para você. Não é fácil, mas certamente será único.
Optar por esse caminho pode ser bem mais caro (em termos de tempo e/ou dinheiro) do que personalizar seu próprio tema.
Se você obteve seu tema na Shopify Theme Store, ele estará imediatamente disponível para você no seu painel do Shopify, na sua biblioteca de temas.
Para começar a personalizá-lo, basta clicar em Personalizar no tema e você já pode começar. Para torná-lo seu tema atual, basta clicar em Ações e Publicar.
Para temas comprados em sites ou de desenvolvedores terceiros, você precisará carregar o tema antes de poder começar a personalizá-lo.
Para carregar seu tema, vá até Loja Online > Temas. Na Biblioteca de Temas, clique no botão Adicionar Tema. Você pode carregar o tema de um arquivo zip ou conectar via GitHub.
Você provavelmente usará um arquivo zip para carregar seu tema.
Clique em Adicionar arquivo ou arraste o arquivo para a janela fornecida, depois clique em Carregar arquivo. Quando terminar, ele aparecerá na sua biblioteca de temas.
Com seu tema base ideal em vigor, é hora de personalizá-lo para que ele fique exatamente como você deseja.
No painel de Temas, você verá seu tema atual e sua biblioteca de temas. O tema atual mostrará uma visualização simples de como ele se apresenta de forma padrão.
Você pode personalizar tanto seu tema atual quanto um tema que está aguardando na sua biblioteca, clicando no botão Personalizar.
Existem duas formas principais de personalizar o tema da sua loja: editar os modelos de página e alterar as configurações do tema.
Editar os modelos do Shopify permite que você controle o layout de diferentes tipos de páginas para reutilizá-los em toda a sua loja. Você terá vários modelos de página para construir sua loja.
As configurações gerais do tema farão alterações globais em toda a sua loja, afetando cores, tipografia, estilos e mais.
Vamos começar com os modelos e depois passaremos para as configurações gerais do tema.
No topo do editor de temas, você encontrará um menu suspenso. Ele padrão está configurado para Página inicial, mas você pode escolher qualquer modelo de página para edição.
A tela principal de edição será atualizada para mostrar o modelo de página que você selecionar.
Ao lado esquerdo, você verá o layout das seções para a página atual. Todos os temas permitem a personalização de seções no editor de temas no modelo de página inicial, enquanto os temas do Online Store 2.0 permitem essa funcionalidade para todos os modelos de página.
Devemos mencionar que no editor de temas, você está personalizando os modelos de página, não as páginas individuais em si.
Portanto, as alterações feitas em um modelo específico aparecerão em todas as páginas que usam esse modelo.
Personalizar seções para seus modelos de página permite que você tenha algum controle sobre como sua loja se apresenta, dentro dos limites do seu tema.
Existem muitas seções—algumas móveis e outras fixas—que você pode usar nos seus modelos de página.
Cabeçalhos e rodapés são fixos na página, evidentemente. Outras seções, como coleções em destaque e blocos de imagens, podem ser movidas entre o cabeçalho e o rodapé para atender às suas necessidades.
Cada uma dessas seções possui suas próprias configurações de personalização.
Sua seção de cabeçalho pode ser alterada de várias maneiras. Como o cabeçalho aparece em todas as páginas da sua loja, essas mudanças aparecerão em todas as páginas da loja.
Aqui estão algumas das coisas que você pode mudar no seu cabeçalho (usando o tema Dawn como exemplo):
Assim como o cabeçalho, as atualizações feitas na seção de rodapé se aplicarão a todas as páginas da sua loja.
Novamente, as opções que você verá aqui dependerão do tema específico que você está usando. Para o tema Dawn, as configurações de personalização afetam itens como:
Você também pode adicionar blocos à sua seção de rodapé. O bloco de links rápidos é adicionado por padrão, e você pode atualizá-lo para incluir navegação importante.
Você também pode adicionar um bloco de título, oferecendo um bloco de conteúdo para um título e subtítulo.
Para todas as outras seções, as atualizações afetarão apenas aquele modelo de página específico.
Ao clicar em qualquer seção, você verá um menu de alterações que pode fazer. Cada seção terá suas próprias opções de personalização.
Assim como no cabeçalho e rodapé, você verá as mudanças na tela de visualização enquanto as faz.
Para a seção de coleções em destaque, por exemplo, você pode escolher qual coleção exibir, o número de produtos a serem exibidos e as configurações de exibição das imagens.
Para a seção de imagem com texto, as opções são muito mais limitadas. Você pode escolher sua imagem e atualizar suas configurações de exibição, depois clicar nos blocos para preencher o conteúdo.
Você não está limitado às seções que vê em cada modelo de página. Você pode adicionar seções (e blocos) para personalizar ainda mais suas páginas.
Para adicionar uma seção ao seu modelo de página, basta clicar em Adicionar seção e escolher a seção do tema que você deseja adicionar à lista (ou pesquisar o que deseja).
No tema Dawn, você pode adicionar seções como:
Encontre o que deseja adicionar e clique nele. Ele aparecerá na parte inferior da sua página (logo acima do rodapé).
Com isso adicionado, você não está preso a ele na parte inferior. Você pode movê-lo para cima ou para baixo conforme necessário.
Para mover uma seção, basta passar o cursor sobre ela para revelar o ícone de seis pontos. Seu cursor se transformará em uma mão branca aberta.
Clique no ícone e arraste sua seção para onde desejar. A tela de visualização se afastará para mostrar como a seção fica enquanto você a move para cima e para baixo na página.
Quando achar que ela está no lugar certo, solte e ela se fixará na nova posição.
Com isso, você explorou completamente as opções disponíveis para personalizar seus modelos de página. Eu recomendo que você examine todas as suas opções de personalização específicas em detalhes, que variam de tema para tema.
Além de personalizar seu tema de forma individual, você também pode modificar algumas das configurações gerais que governam como o tema se apresenta e funciona.
Para encontrar essas configurações, olhe no canto inferior esquerdo do seu editor. Clique em Configurações do tema e você verá as opções disponíveis.
As categorias que você pode atualizar variam de acordo com o tema que você usa. Aqui estão algumas que você pode encontrar em vários temas:
As alterações feitas nas configurações do tema afetarão as personalizações que você fizer nos modelos de página, pois algumas opções são governadas por essas configurações.
A seguir, abordaremos algumas dessas configurações.
Neste menu, você pode alterar as cores que definem sua marca em toda a sua loja.
Faça alterações nas cores que governam:
Se sua marca tem um esquema de cores definido, atualizar essas configurações ajudará sua loja a alinhar-se ao estilo da sua marca.
Aqui você pode atualizar a aparência do texto em toda a sua loja. Novamente, sua marca pode brilhar com atualizações simples como essa.
Se você tem fontes personalizadas (ou do Google) que deseja adicionar à sua loja, aprenda como adicionar essas fontes à sua loja aqui. Depois de adicioná-las à sua loja Shopify, você poderá escolhê-las nas configurações do tema.
As opções para atualizar sua tipografia são simples: Fonte de Títulos e Fonte do Corpo. Fora do tema Dawn, você pode ter outras opções aqui.
Este menu simples permite que você altere esquemas de cores e ícones para situações específicas, como promoções e produtos fora de estoque.
Seus perfis de mídia social precisam estar visíveis para as pessoas verem e clicarem. Construir uma base social poderosa pode gerar novos acessos e conversões, então não deixe isso de lado.
Este menu permite que você adicione suas contas de mídia social em um só lugar para uso em toda a sua loja.
Você também pode escolher quais opções de compartilhamento os visitantes verão.
O Favicon é a pequena imagem que aparece na aba onde sua loja está aberta (ou ao lado da URL).
Esta configuração permite que você carregue o favicon para sua loja e o ajuste automaticamente para o tamanho adequado (32x32px).
Se você não tem um favicon para sua loja online, o Shopify oferece imagens gratuitas que você pode usar.
Você também pode encontrar várias ferramentas de conversão online que podem ajudá-lo a transformar seu logotipo atual em um favicon facilmente.
A coisa mais importante para uma loja online é ter uma página de finalização de compra adequada. Não é à toa que ela tem seu próprio menu de configurações de tema.
Você tem várias opções para personalizar sua finalização de compra, incluindo:
Ao atualizar as configurações do tema e personalizar os modelos de página no editor de temas, você pode assumir um certo controle sobre como sua loja se apresenta e como ela é percebida pelos seus clientes.
Mas, no final das contas, você só pode alterar um tema até certo ponto dentro do Shopify sem a ajuda de um desenvolvedor.
Não se esqueça de atualizar o rodapé! Remova o "Powered by Shopify" em alguns passos simples e substitua por algo mais alinhado à sua marca.
Alternativamente, você pode usar um poderoso editor de arrastar e soltar (como o Page Builder) para personalizar suas páginas da loja de forma significativa. O que nos leva à próxima seção...
Destacar-se dos seus concorrentes é difícil se você estiver usando apenas os mesmos temas que todo mundo.
Para realmente diferenciar sua loja, você quer criar uma experiência de compra personalizada e visualmente impressionante. Foi assim que as lojas mais bem-sucedidas do Shopify fizeram tanto sucesso e continuam a prosperar.
Ao personalizar sua loja Shopify com o editor de temas, sua loja ficará incrível em pouco tempo.